Este artigo apresenta uma descrição detalhada dos campos presentes na tela de cadastro de clientes. Para facilitar a compreensão, as descrições estão organizadas por abas.
Importante: para cadastrar ou alterar um cliente existente, é necessário ter habilitado o recurso 18.0 Inclusão/Alteração de Clientes.
💡Dica: utilize as teclas de atalho Ctrl+F ou F3 para facilitar a pesquisa de palavras específicas🔍
Aba Cliente
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Descrição dos campos:
CNPJ/CPF/Outro: este campo é essencial para emissão de documentos fiscais e impede o cadastro duplicado do mesmo cliente.
Ao inserir um CNPJ válido, o sistema consulta a Receita Federal, permitindo a importação automática de todos os dados do cliente. Basta clicar nos botões >
, e o sistema preencherá automaticamente campos como nome, prefixo, razão social, data fundação, endereço, entre outros, com base nas informações disponíveis na Receita.
A opção "Outro" destina-se a clientes de outros países que não possuem CNPJ ou CPF no Brasil.
Tipo de Cliente: defina o tipo de cliente que está sendo cadastrado.
Nome: caso não tenha utilizado a opção de pesquisa do CNPJ na Receita Federal, informe o nome fantasia do cliente manualmente. O nome fantasia será utilizado em todo o sistema para incluir novos documentos e também nas consultas.
Prefixo: cada cliente tem sua identificação única, pois todos os projetos e planos de mídia serão compostos por este prefixo. Esse campo será preenchido automaticamente pelo sistema.
Situação: selecione a opção [Ativo] para habilitar o cliente no sistema. Se a opção [Inativo] estiver marcada, não será possível adicionar novos registros relacionados a esse cliente.
Logo: adicione a logomarca do cliente. Essa imagem será exibida em todas as listagens do sistema, facilitando a identificação visual do cliente.
Razão Social: caso não tenha utilizado a opção de pesquisa, informe manualmente a Razão Social. A Razão Social será utilizada para impressão dos PIs, PPs, Faturas e outros documentos legais.
Apelido: informe o apelido. Campo é opcional.
Inscrição Estadual: informe o número da Inscrição Estadual do cliente.
Inscrição Municipal: informe o número da Inscrição Municipal do cliente.
Grupo 1 e Grupo 2: o grupo de análise pode ser utilizado para identificar o responsável pelo cliente na agência e a categoria de clientes. Esses campos estão vinculados aos relatórios do módulo Faturamento, tais como Análise de Faturamento por Cliente e Relatório de Comissão do Contas a Receber.
Ex:. Grupo 1: "nome do atendimento".
Grupo 2: "Privado ou Governo".
Data de Fundação: informe a data de fundação da empresa.
Agência: este campo é utilizado em trabalhos realizados em parceria com outra agência. Para isso, a agência parceira deverá estar cadastrada com o tipo AG-Agência.
Endereço e Endereço de Cobrança
Ao informar o CEP e clicar no botão , o sistema preenche os campos Endereço, Bairro, Município, Estado e País.
O endereço de cobrança será utilizado na impressão da fatura e do boleto bancário. Caso o endereço seja o mesmo do endereço de correspondência, deixe os campos em branco.
Atenção: nunca preencha o endereço com a expressão "o mesmo", pois essa informação será impressa na NF-e.
Aba Contato
Opção para cadastrar os dados dos contatos relacionados ao cliente.
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Aba Faturamento
Faturamento para Mídia
Utilize esta opção para definir os parâmetros do faturamento da mídia.
Parâmetros do Faturamento da Mídia
Forma de Faturamento: selecione a forma de faturamento mais adequada.
1 - Bruto contra o cliente - a agência cobra o valor bruto do cliente e repassa o valor líquido para o veículo.
2 - Comissão contra o cliente - a agência cobra a comissão do cliente e o veículo cobra o valor líquido diretamente do cliente.
3 - Comissão contra o veículo - a agência cobra o percentual de comissão diretamente do veículo e o veículo cobra o valor bruto do cliente.
4 - Não recebe comissão - a agência não cobra comissão, ou seja, o cliente paga diretamente ao veículo e a agência é remunerada através de contrato de Fee mensal.
Desconto sobre Comissão: informe o percentual de desconto que será repassado ao cliente na emissão da fatura. Esse tipo de desconto influenciará apenas nos valores das faturas, não irá refletir nas planilhas e PIs.
Acrescentar Encargos: este percentual se refere aos encargos que serão acrescentados apenas na fatura.
Percentuais a serem faturados da Mídia
Aqui, você define os percentuais a serem faturados da mídia.
Percentual Comissão: informe o percentual de comissão da agência. O percentual padrão é de 20%.
Percentual Líquido: informe o percentual do valor líquido a ser faturado.
Faturamento para Produção
Defina os parâmetros de faturamento para a produção.
Parâmetros do Faturamento da Produção
Forma de Faturamento: informe o tipo de faturamento desejado.
1 - Bruto contra o cliente: a agência emite uma fatura para cliente com o valor total do orçamento. Neste caso, a agência se responsabiliza a pagar os fornecedores.
2 - Honorários contra o cliente: a agência emite uma fatura para cliente cobrando apenas os honorários da agência e os custos internos, quando existir.
3 - Honorários contra o veículo: a agência emite a fatura para fornecedor cobrando o valor dos honorários. Se houver custos internos no orçamento, a agência deverá emitir outra fatura contra o cliente.
4 -Não recebe honorários: a agência não cobra serviços internos e honorários, ou seja, o cliente realiza o pagamento diretamente ao fornecedor e a agência é remunerada através de contrato de Fee mensal.
Descontos sobre honorários: informe o percentual de desconto que será aplicado aos honorários da agência e repassado ao cliente na emissão da fatura. Este desconto influenciará apenas nos valores das faturas, não irá refletir nos Orçamentos ou Pedidos de Produção.
Acrescentar encargos: informe o percentual padrão de encargos que será aplicado aos orçamentos deste cliente.
Encargos sobre: o tipo de cálculo padrão é sobre a receita.
Veja a descrição dos encargos:
R - Receita (Internos + Honorários.): calcula encargos sobre a receita (custos internos + honorários). |
Faturar honorários pelo orçamento: marque esta opção para faturar honorários pelo orçamento aprovado. Se essa opção estiver marcada, o sistema não considera os valores de honorários dos Pedidos de Produção.
Percentuais a serem faturados da Produção
Aqui, você define os percentuais a serem faturados da produção.
Percentual de honorários: informe os honorários a serem faturados. Esse campo deve ser utilizado somente se a agência não cobrar integralmente o valor dos honorários.
Percentual serviços internos: informe o percentual de serviços internos a ser faturado. Esse campo deve ser utilizado somente se a agência não cobrar integralmente o valor dos serviços internos.
Percentual líquido: informe o percentual líquido a ser faturado.
Opções de Faturamento
Número de dias úteis para o recebimento antes do pagamento: informe o número de dias úteis para o recebimento antes do pagamento ao fornecedor. Esta opção é válida para o tipo de faturamento [Bruto contra o Cliente].
Observações na Fatura: utilize este campo para acrescentar observações na fatura do cliente.
Governo Estadual: marque esta opção se o cliente for estatal do Governo Estadual. Essas informações serão usadas para definir os tipos de retenções.
Faturamento Impostos Federais
Defina a forma de cálculo e retenções dos impostos federais sobre o faturamento.
Impostos Federais:
Cálculo s/Receita: a base para o cálculo dos impostos federais será a receita apresentada na fatura. Todos os impostos do faturamento terão essa configuração, exceto o ISS.
Cálculo s/Total Fatura: a base para o cálculo dos impostos federais será o valor total apresentado na fatura. Todos os impostos do faturamento terão essa configuração, exceto o ISS.
Cálculo s/Total (Governo): a base para o cálculo dos impostos federais será o valor total apresentado na fatura, e os percentuais usados no cálculo serão os configurados para o Governo Federal, nas configurações do Faturamento. Todos os impostos do faturamento terão essa configuração, exceto o ISS.
SPED PIS/COFINS Indicador de Natureza da Retenção: defina quais das opções o cliente se enquadra.
Não Calcular IR: marque esta opção para não calcular o imposto de renda na fatura deste cliente.
Reter IR: marque esta opção para reter (descontar) o imposto de renda na fatura.
Não Calcular ISS: marque esta opção para não calcular o imposto sobre serviço na fatura deste cliente.
Reter ISS: marque esta opção para reter (descontar) o imposto sobre serviço na fatura.
Não Calcular COFINS: marque esta opção para não calcular o imposto COFINS na fatura deste cliente.
Reter COFINS: marque esta opção para reter (descontar) o COFINS na fatura.
Não Calcular PIS: marque esta opção para não calcular o PIS na fatura deste cliente.
Reter PIS: marque esta opção para reter (descontar) o imposto PIS na fatura.
Não Calcular CSLL: marque esta opção para não calcular o CSLL na fatura deste cliente.
Reter CSLL: marque esta opção para reter (descontar) o imposto CSLL na fatura.
Faturamento ISS
ISS: defina a forma de cálculo e retenção do ISS.
Adiciona ISS na Mídia: marque esta opção para adicionar o ISS na Mídia.
Adiciona ISS na Produção: marque esta opção para adicionar o ISS na Produção.
Base de cálculo mínimo para retenção: informe a base de cálculo para a retenção.
Aba Contabilidade
Contas Contábeis dos Centros de Custos
Estas configurações deverão ser definidas pelas agências que utilizam o módulo de Contabilidade.
Conta Cliente: informe o código da conta do cliente (Grupo Ativo).
Recuperação de Custos: informe o código da conta de Recuperação de Custos (Grupo de Despesas). Este campo é utilizado pelas agências que usam o tipo "R" de contabilização e contabilizam o valor bruto da fatura no grupo Receitas.
Recuperação de Veiculação: informe o código da conta de Recuperação da Veiculação (Grupo de Despesa). Este campo é utilizado pelas agências que usam o tipo "R" de contabilização e que fazem apropriação dos fornecedores pelo Contas a Pagar.
Recuperação de Produção: informe o código da conta de Recuperação da Produção (Grupo de Despesa). Este campo é utilizado pelas agências que usam o tipo "R" de contabilização e que fazem apropriação dos fornecedores pelo Contas a Pagar.
Centro de Custos: este centro de custo deve ser informado somente se o usuário desejar trabalhar com centro de custo também para receita.
Capital Social: informe o capital social do cliente.
Data Capital Social: informe a data da última atualização do capital social.
Aba Condições
Condições Mídias
Plano de Mídia: informe as condições que devem constar na impressão das AP's, Autorização de Publicação.
PIS: informe as condições que devem constar na impressão dos Pedidos de Inserções.
Condições Orçamentos
Informe as condições que devem constar nos orçamentos.
Geral: informe as condições que devem constar na impressão de todos os orçamentos.
Gráfica: informe as condições que devem constar na impressão apenas dos orçamentos de Produção Gráfica.
Eletrônica: informe as condições que devem constar na impressão apenas dos orçamentos de Produção Eletrônica.
Promoção: informe as condições que devem constar na impressão apenas dos orçamentos de Promoção.
Condições PPs
Informe as condições que devem constar nos Pedidos de Produção.
Geral: informe as condições que devem constar na impressão de todos os Pedidos de Produção.
Gráfica: informe as condições que devem constar na impressão apenas dos PPs de Produção Gráfica.
Eletrônica: informe as condições que devem constar na impressão apenas dos PPs de Produção Eletrônica.
Promoção: informe as condições que devem constar na impressão apenas dos PPs de Promoção.
Condições Solicitação de Orçamento
Geral: informe as condições que devem constar na impressão de todos as Solicitações de Orçamentos.
Gráfica: informe as condições que devem constar na impressão apenas das Solicitações de Orçamento de Produção Gráfica.
Eletrônica: informe as condições que devem constar na impressão apenas das Solicitações de Orçamento de Produção Eletrônica.
Promoção: informe as condições que devem constar na impressão apenas das Solicitações de Orçamento de Promoção.
Aba Opções
Nesta aba, você irá definir todos os parâmetros do cliente para a Mídia e Produção.
Opções da Mídia
Percentual Comissão: informe o percentual de comissão da agência. O percentual padrão é de 20%.
: marque esta opção se o percentual de comissão for calculado sobre o líquido, ao invés do bruto.
: ao marcar esta opção, o sistema buscará o percentual de comissão indicada no Cadastro de Fornecedores.
- % desconto no Plano de Mídia: informe o percentual de desconto concedido pela agência nos Planos de Mídia.
Na caixa de opções, escolha qual o tipo de desconto mais adequado:
Código IBOPE: este campo deve ser preenchido pelas agências que utilizam o Checking Eletrônico do IBOPE.
Código De/Para: campo disponível para integrações com outros sistemas.
Atendimento 1 e Atendimento 2: informe os nomes das pessoas responsáveis pelo atendimento deste cliente.
Apresentar Plano de Mídia com os Valores Brutos: marque esta opção para apresentar o Plano de Mídia com os valores brutos.
Imprimir Endereço Agência PIs: marque esta opção se desejar imprimir o endereço da agência nos Pedidos de Inserção. Essa opção só tem efeito para os pedidos com a forma de faturamento Bruto contra o Cliente.
Imprimir Razão Social da Agência no Sacado do PIs: marque esta opção para imprimir a razão social da agência nos Pedidos de Inserção. Essa opção só tem efeito para os pedidos com a forma de faturamento Bruto contra o Cliente.
Não enviar PI's para o CENP: marque esta opção para não enviar PIs para o CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão.
Cor no Mapa de Disponibilidade: defina uma cor para o mapa de disponibilidade.
Opções da Produção
Percentual de Honorários: informe o percentual de honorários do cliente. O padrão é 15%.
: esta opção vem marcada como padrão. Desmarque essa opção se o percentual de honorários for calculado sobre o Valor Bruto.
: ao marcar esta opção, o sistema buscará o percentual de honorários indicado no Cadastro de Fornecedores.
- % desconto sobre serviços internos: informe o percentual de desconto sobre a tabela de preços dos serviços internos.
OBS.: quando for inserido um valor da tabela de serviços internos no orçamento, o desconto informado nesse campo será concedido ao cliente automaticamente.
Empresa para impressão dos pedidos: informe o código da empresa que deverá constar no cabeçalho dos PPs e PIs.
Não apresentar o cliente na lista de clientes do TS: marque esta opção para que o cliente não apareça na lista de clientes do Timesheet.
Imprimir Endereço Agência PPs: marque esta opção se desejar imprimir o endereço da agência nos Pedidos de Produção. Essa opção só tem efeito para os pedidos com a forma de faturamento [Bruto contra o Cliente].
Imprimir Razão Social da Agência no Sacado dos PPs: marque esta opção se desejar imprimir a razão social da agência nos Pedidos de Produção. Essa opção só tem efeito para os pedidos com a forma de faturamento [Bruto contra o Cliente].
Não imprimir notas da Produção: marque esta opção para não imprimir as notas da produção nos pedidos.
Aba Diversos
Aqui, ficam registradas todas as campanhas e produtos já cadastrados para o Cliente, além das observações.
Campanha: este campo é abastecido com as informações contidas nos seguintes módulos: Projetos, Plano de Mídia, Orçamento e Pedido de Produção.
Produto: este campo é abastecido com as informações contidas nos seguintes módulos: Projetos, Plano de Mídia, Solicitação de Orçamento, Orçamento de Produção e Pedido de Produção.
Observações: este campo é preenchido, automaticamente, no momento que o sistema faz a busca com o CNPJ do cliente na Receita Federal. Todos os dados obtidos pela receita ficam armazenados nesse campo. Também pode ser usado para colocar outras informações relevantes sobre o cliente.
Rateios: utilize este campo para informar se existe algum rateio para o cliente.
Aba Verbas
Utilize esta opção para informar a verba disponível para o cliente ao longo do ano. Esses valores são apenas informativos, o sistema não irá fazer nenhum bloqueio quando os departamentos atingirem os valores configurados.
Clique no botão para definir as verbas.
Aba Prazos
Nesta aba, você poderá colocar prazos diferenciados para a Mídia e para a Produção, ou ainda configurar prazos de pagamento por fornecedor.
Novos pedidos apenas para fornecedores com vencimento superior a: caso o cliente trabalhe com contrato de fornecedores, marque esta opção. Ao marcá-la, será possível fazer novos pedidos para fornecedores cadastrados com o vencimento informado. Esse vencimento deve ser superior a quantidade de dias informado na geração do pedido.
Prazo de Veículos de Mídia: selecione o prazo desejado na caixa de listagem. O prazo informado será fixo para este cliente com todos os veículos de mídia.
Prazo de Fornecedores de Produção: selecione o prazo desejado na caixa de listagem. O prazo informado será fixo para este cliente com todos os fornecedores de produção.
Veja as descrições dos prazos de pagamento:
Utilize o botão para adicionar um prazo de pagamento específico para um fornecedor. Também é possível definir o percentual de comissão para o fornecedor.
Aba Usuários Externos
Utilize esta opção para cadastrar usuários externos e permitir o acesso e aprovação de peças no sistema Approve. Clique no botão "Novo" para inserir as informações necessárias.
1. Informe o nome de usuário para realizar o login no sistema Approve.
2. Preencha o e-mail do usuário.
3. Informe o número de celular do usuário.
4. Insira o número de CPF do usuário.
5. Defina uma senha para o usuário. Também é possível que o usuário externo utilize a opção de recuperação de senha no Approve para acessar o sistema.
Saiba mais informações sobre o sistema Approve clicando aqui.
