Cartilha CENP - Meios
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Cartilha CENP - Meios

4min Atualizado por Eduardo Bonato em 29/07/2025 Criado por Lu Martinez em 17/07/2025

Imagem exemplo núm. 1

Cartilha CENP-Meios


Com o apoio do Grupo de Mídia de São Paulo ao projeto CENP-Meios, elaboramos esta Cartilha para orientar o preenchimento de PI’s, a partir da adesão da sua agência ao projeto. 
O sucesso deste projeto depende do esforço das próprias agências, onde o preenchimento tal como exposto nesta Cartilha, é imprescindível para o correto envio, leitura e consolidação dos metadados.
Para implantar e iniciar este processo, é necessário que a agência demande a sua SOFTWARE HOUSE (Publi) para que, sejam feitos os ajustes no sistema, de tal forma que os PI’s somente possam ser emitidos com as informações descritas nesta Cartilha, contribuindo para que os objetivos do CENP-Meios sejam plenamente alcançados e beneficiem todos os agentes do mercado publicitário.


O que é o CENP-Meios?
É uma ferramenta que, utilizando dados de origem comprovada, mede o tamanho do investimento nacional em mídia. Substitui no mercado o projeto Intermeios, iniciativa pioneira do Grupo M&M em colaboração com veículos de comunicação.
O CENP-Meios, garante a confidencialidade absoluta dos dados fornecidos pelas agências, com parcela significativamente preponderante das verbas de publicidade concretamente realizadas.
Como subproduto, os dados fornecidos eletronicamente, e não armazenados porque são descartados na medida em que o sistema os recebe, possibilita ao CENP a classificação das agências para o cumprimento de compromissos relacionados a pesquisa de mídia de que trata o Anexo "A" das Normas, constituindo por outro lado, insumo importante para todo o trabalho desenvolvido pelo Comitê Técnico de Mídia – CTM.
O CENP-Meios é mais uma ferramenta a ser utilizada por anunciantes e suas agências nos seus projetos de divulgação e para os veículos na análise de sua participação no mercado publicitário.

Finalidades:
1) Divulgação: consolidada por totais de investimentos em meios, região/mercado nacional e período, respeitado um atraso mínimo de 3 meses;
2) Certificação: O sistema indicará, de forma automatizada e sem qualquer informação de valores, a qual grupo de enquadramento técnico a agência pertence, para efeitos do Anexo “A” das NPAP, cujo critério é o da receita de mídia da agência, que advém do desconto-padrão;
3) CTM: Insumo para o Comitê Técnico de Mídia sugerir a pontuação dos estudos de mídia.

Funcionamento e Segurança:
Os metadados enviados ao CENP-Meios mensalmente através do sistema da Agência aos servidores do CENP, em formato XML criptografado (sistema a sistema), apenas e exclusivamente com informações extraídas somente dos PI´s de compra de mídia faturada pelas Agências, totalizados por: 
• Período de veiculação;
• Praça/mercado de Veiculação e UF;
• Meio;
• Agência;
• Valor total faturado.
Não são enviados quaisquer dados individualizados de PI’s ao CENP-Meios e não há nenhuma “intervenção” do sistema CENP-Meios nos sistemas das Agências, o trânsito é inverso, os sistemas das Agências é que alimentam o sistema CENP Meios. Não há nenhuma ingerência sistêmica por parte do CENP.

Funcionamento e Segurança:

Medidas de segurança
1. O sistema funciona em servidor do CENP, isoladamente, sem possibilidade de acesso externo ou com outros softwares;
2. Os arquivos e seu trânsito (sistema a sistema) são criptografados de ponta a ponta, sem intervenção nenhuma;
3. A análise de integridade e segurança do sistema foi realizado pela KPMG, com testes e retestes;
4. O sistema pode ser auditado por terceiros interessados, desde que arquem com os respectivos custos;
5. O acesso somente é realizado por colaborador(es) com compromisso de confidencialidade.

Como e o que muda no preenchimento do PI.
As mudanças acontecem principalmente nos campos MEIOS e PRAÇAS no Sistema de Mídia, a seguir...

*Antes da implantação do CENP-Meios em sua agência, será necessário atualizar o cadastro de MEIOS no sistema de mídia, conforme descrito abaixo.

MEIOS: Para que os indicativos sejam os mais próximos possível da realidade, os meios estão divididos em:
• Cinema (CN);
• Internet Áudio (IA);
• Internet Busca (IB);
• Internet Social (IS);
• Internet Vídeo (IV);
• Internet Display e Outros (ID);
• Jornal (JR)*;
• OOH/Midia Exterior (OU);
• Rádio (RD);
• Revista (RV)*;
• Televisão Aberta (TV);
• Televisão por Assinatura (TA)*.

IMPORTANTE: * Para os meios Jornal, Revista e Televisão por assinatura, as indicações dos meios deverão ser feitas somente para estes meios, independentemente da plataforma.
Exemplo: Veiculação nos canais DIGITAIS de um Jornal ou Revista, deve ser selecionado no PI o meio que ele pertence, Jornal ou Revista.

Descritivos dos meios para utilizar na elaboração dos PI’s.
• Cinema (CN)
• Internet Áudio (IA) para todas as empresas que distribuem áudios publicitários na internet como p. ex. portais, blogs, verticais de conteúdo, ou sites independentes, seja por compra programática ou direta.
• Internet Busca (IB) para todos os sites ou ferramentas que buscam conteúdos relacionados com termos indicados pelo usuário.
• Internet Social (IS) para todos os sites que potencializam geração de conteúdo por usuário e conexão entre pessoas com interesses em comum, seja por compra programática ou direta.
• Internet Vídeo (IV) para todas as empresas que distribuem vídeos publicitários na internet como p. ex. portais, blogs, verticais de conteúdo, ou sites independentes, seja por compra programática ou direta.
• Internet Display e Outros (ID) para todas as exposições em portais, redes, verticais de conteúdo, geolocalização e outros que não se apresentam nas demais designações de internet acima, seja por compra programática ou direta.
• Jornal (JR) para todas as plataformas – impresso, internet, mobile etc.
• OOH/Midia Exterior (OU) para todas as mídias exteriores.
• Rádio (RD)
• Revista (RV) para todas as plataformas – impresso, internet, mobile etc.
• Televisão Aberta (TV)
• Televisão por Assinatura (TA) para todas as plataformas – TV, internet, mobile etc.
• Internet OOH - 
para classificar compras de "Mídia out-of-home" realizadas através de mídia programática.

Como e o que muda no preenchimento do PI.
As mudanças acontecem principalmente nos campos MEIOS e PRAÇAS no Sistema de Mídia, a seguir...
PRAÇAS:
• Nome da cidade conforme IBGE;
ESTADO:
• UF – Unidade Federativa conforme IBGE;
• Mercado Nacional – Utilizar praça ”Brasil” e UF ”BR”.
Não considerar mercado internacional, visto que o CENP-Meios só tratará de compras e veiculações em território nacional. 
Antes da implantação do CENP-Meios em sua agência, será necessário atualizar o cadastro de PRAÇAS no sistema de mídia, conforme descrito acima.

 

Considerações finais:
Para melhor compreensão a respeito do tema, sugerimos a leitura da CENP em Revista nº 54, que traz matéria esclarecedora sobre o sistema CENP-Meios, seu funcionamento, objetivos e qual o atual status dos trabalhos. Veja em: http://www.cenp.com.br/cenp-em-revista

 

Dúvidas, favor entrar em contato com:
 
Isis Barbosa – isis.barbosa@cenp.com.br | Tel: (11) 4858-8043 ramal 2368
Ana Carolina Bernarchi – ana.carolina@cenp.com.br | Tel: (11) 4858-8043 ramal 2377
 
Link para publicações do Painel de Investimento em Mídia: https://cenp.com.br/cenp-meio/
Link para publicações do Ranking das Agências: https://cenp.com.br/cenp-ranking/
 

 

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