Neste relatório, você terá a visão completa do Fluxo de Caixa - Posição Financeira, ou seja, poderá visualizar as movimentações realizadas e a realizar, organizadas e totalizadas por grupos em 4 níveis, com a possibilidade de abrir os totais e ter também uma visão analítica. Dependendo das colunas selecionadas, é possível chegar nas origens dos lançamentos.
Este relatório, além do Fluxo, também gera dois relatórios que estão disponibilizados em abas: A Receber Vencidos e A Pagar Vencidos, ambos exibem resumos dos títulos em atraso.
Veja os critérios utilizados para compor o exemplo acima:
Período: este mês.
Dias atraso: 365. Essas informações aparecerão nos relatórios auxiliares A Receber Vencidos e A Pagar Vencidos.
Descrições para Despesas Financeiras: Ted/Doc; Tarifa; Tar Doc; Tar Ted; Encargos Conta.
Descrições para Rendimentos Financeiros: rendimentos.
Importante: nos campos descrições, foram usadas as especificações padrões do sistema.
Dicas:
O ideal é emitir o relatório dentro do mês atual, dessa forma o sistema mostrará todos os valores recebidos e pagos (realizados) até a data do dia da emissão do relatório e listará todos os valores a receber e a serem pagos (a realizar) após a data de emissão do relatório.
No fluxo aparecerá 2 colunas destacadas na cor amarela. A primeira coluna exibirá o total realizado, já a segunda coluna exibirá o total a realizar. A coluna destacada na cor verde irá listar o total realizado mais o total a realizar.
- É possível incluir a coluna “Em Atraso”, lembrando que se desejar que os valores entrem no total geral do fluxo, ela deverá estar antes da coluna total. Caso os valores em atraso não devam somar ao fluxo de caixa e seja exibido apenas como informativo, basta colocar a coluna “Em Atraso” após a coluna total. Lembrando que os valores em atrasos serão listados de acordo com os dias informados no campo Dias atraso.
- O relatório poderá agrupar as despesas pelo campo “tipo de despesa” do Contas a Pagar.
Para configurar essa opção, o administrador do sistema deverá acessar o Publi Desktop > Configurações do sistema > Financeiro > Contas a Pagar > Aba Opções > campo Tipo de Despesas e colocar os tipos desejados. Feito isso, classifique as despesas na inclusão dos lançamentos do Contas a Pagar. - Os lançamentos do Contas a Pagar em que o Tipo de Documento for “Previsão” sairão agrupado separadamente das demais despesas.
Filtros
Período: informe o período inicial e final para compor o relatório. O sistema disponibiliza filtros dinâmicos, por exemplo, "Esta semana, Este mês, Este Ano, Últimos 3 meses, etc". O ideal é usar a opção "Este mês", dessa forma o sistema atualiza o período do relatório para o mês atual automaticamente. Veja outras opções de filtros dinâmicos na listagem.
Data (campo opcional): caso este campo não seja preenchido, o sistema assume a data do dia. Esta data deve ficar entre a data inicial e final do período selecionado e servirá para totalizar os valores realizados.
Dias atraso: informe o número de dias em que os documentos em atraso devem constar no fluxo de caixa. Essas informações aparecerão nos relatórios A Receber Vencidos e A Pagar Vencidos.
Empresas (campo opcional): essa opção permite selecionar as empresas para consolidar as despesas e receitas. Caso não selecione nenhuma empresa, o sistema irá listar os valores apenas da empresa logada.
Bancos (campo opcional): opção para selecionar quais os bancos vão fazer parte da composição dos saldos. Caso não seja selecionado nenhum banco, o sistema irá adicionar os saldos de todos os bancos ativos automaticamente.
Clientes (campo opcional): selecione os clientes, caso necessário.
Grupo de Clientes (campo opcional): selecione o grupo de clientes, caso necessário.
Descrições para Despesas Financeiras: informe todas as nomenclaturas usadas na descrição das despesas financeiras lançadas no contas correntes.
- Exemplo: Ted/Doc; Tarifa; Tar Doc; Tar Ted; Encargos Conta. O sistema irá procurar todos os lançamentos de débitos, no contas correntes, com as descrições informadas e incluir no relatório Fluxo de Caixa > seção Despesas Operacionais > Despesas Financeiras.
Descrições para Rendimentos Financeiros: informe todas as nomenclaturas usadas na descrição das receitas financeiras lançadas no contas correntes.
- Exemplo: Rendimentos; CDB. O sistema irá procurar todos os lançamentos de débitos, no contas correntes, com as descrições informadas e incluir no Fluxo de Caixa > seção Receitas Operacionais > Rendimentos Aplicação Financeira
Layout
Selecione as colunas que deverão compor o relatório e as colunas que deverão fazer parte do agrupamento e da ordenação.
Importante: lembre-se de salvar o relatório.
Opções
Aqui, você poderá marcar outros itens e explorar todas as possibilidades oferecidas pelo sistema.
Agendamento
Para saber como configurar o agendamento, acesse a Base de Conhecimento Agendamento dos Relatórios