O Publiweb permite realizar a baixa de títulos de forma individual ou em lote. Para isso, selecione os documentos na lista, escolha o banco para realizar o pagamento e clique no botão de baixa correspondente.
No exemplo a seguir, veja como realizar a baixa de títulos em lote.
O sistema gera um único débito no Contas Corrente, somando o valor de todos os documentos baixados. A descrição padrão do lançamento será "Fornecedores Diversos", podendo ser alterada.
Para visualizar o lançamento no Contas Corrente, clique com o botão direito do mouse sobre o título baixado e escolha a opção Contas Corrente.
Ao baixar por documento, o sistema gera um registro individual no contas corrente para cada título baixado e preenche o histórico com o nome do fornecedor correspondente.
Veja como os registros são exibidos no Contas Corrente
Baixa através do arquivo de retorno do banco
Se você utiliza a baixa via arquivo de retorno do banco, basta selecionar o arquivo de retorno no sistema. Após a seleção automática dos documentos contidos no arquivo, clique no botão "Baixar por documento".
Tanto na baixa manual quanto na baixa via arquivo de retorno, ao clicar em "Baixar por documento", o sistema criará um débito no banco para cada documento selecionado, todos com a mesma data de baixa.
❗Atenção: para usar esse recurso com o arquivo de retorno, a opção "Não baixar documentos, apenas enviar arquivo" deverá estar ativada nas configurações do banco, no módulo Contas Corrente, aba "Pagamento". Com essa opção ativada, ao enviar o arquivo de pagamento eletrônico para o banco, os títulos ficarão com o status "enviado para o banco" e não serão baixados automaticamente. Isso permite que a baixa seja feita posteriormente, por meio do arquivo de retorno, após a confirmação do pagamento pelo banco.