O pagamento eletrônico permite realizar transações de forma prática e integrada com o banco. Antes de iniciar o processo, é fundamental verificar alguns pré-requisitos.
Pré-requisitos:
Dados de pagamento do fornecedor: certifique-se de que os dados de pagamento do fornecedor estão cadastrados e que a conta está com o status LIBERADO.
Para isso, acesse o módulo Cadastro de Fornecedores > aba Dados do Pagamento e configure as informações necessárias.- O usuário deve ter o recurso "21.1 - Autorização de liberação da conta corrente do fornecedor" ativado no módulo Cadastro de Usuários.
Como realizar o pagamento eletrônico
- O pagamento eletrônico só pode ser realizado para fornecedores cadastrados com conta corrente habilitada para pagamentos via TED, ou para documentos com código de barras, como boletos, faturas de concessionárias e tributos.
Passo a passo:
- Selecione os títulos que estejam com a situação "Liberado".
- Clique no ícone Pagamento Eletrônico.
- Na tela exibida, selecione o banco desejado, informe a data de pagamento e clique em Gerar Pagamento Eletrônico.
- O sistema fará o download automático do arquivo de remessa, que será enviado via Internet Banking, alterando a situação dos documentos para "Enviado para o Banco".
Atenção: Se a opção "Não baixar documentos, apenas enviar arquivo" estiver desmarcada no cadastro do banco no módulo Contas Corrente, o sistema também baixará os documentos e mudará a situação para "Pago".
Como liberar títulos marcados
Se sua empresa exige a liberação dos títulos antes do pagamento, siga os passos abaixo:
- Selecione os títulos que deseja liberar na listagem.
- Clique no ícone
Libera Títulos.
- O sistema exibe três opções de liberação. A necessidade de realizar todas as liberações depende das configurações e das permissões do usuário para concluir o processo.
Para mais detalhes sobre a liberação de títulos clique aqui.
Pagamento via Pix
Esta opção permite que você faça pagamentos rapidamente usando o Pix. Para utilizá-la, siga os passos abaixo:
- Selecione os títulos que deseja pagar.
- Escolha a opção de pagamento via Pix clicando no ícone
Pagamento por Pix.
- Confirme os dados na tela apresentada e clique no botão Gerar Pagamento Eletrônico Pix.
- O sistema fará o download automático do arquivo de remessa, que será enviado via Internet Banking, alterando a situação dos documentos para "Enviado para o Banco".
Importante: certifique-se de que a chave Pix está corretamente preenchida na aba "Dados do Pagamento" no Cadastro de Fornecedor.