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2min Atualizado por Eduardo Bonato em 30/07/2025 Criado por Lu Martinez em 18/07/2025

Assinatura digital em documentos PDF

Aprenda a assinar digitalmente documentos PDF gerados pelo Publi usando o Acrobat Reader e um Certificado Digital. Essa abordagem torna a validação e autenticação dos seus arquivos importantes mais eficiente.

Você pode acompanhar o processo assistindo ao vídeo abaixo ou seguindo as instruções detalhadas no texto.




Confira o passo a passo:

  1. No Publi, imprima o documento em formato PDF.
  2. Faça o download do arquivo PDF gerado
  3. Abra o arquivo PDF baixado usando o Imagem exemplo núm. 1 Acrobat Reader. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no arquivo e escolhendo "Abrir com" > "Acrobat Reader".
  4. No Acrobat Reader, clique no menu "Ferramentas".
  5. Escolha a opção Imagem exemplo núm. 2Certificados.
  6. Clique em Imagem exemplo núm. 3Assinar Digitalmente
  7. Uma caixa de diálogo será exibida orientando você a marcar com o mouse o local onde deseja inserir a assinatura.
  8. Após selecionar a área de assinatura, o certificado será exibido. Verifique os dados e confirme-os.
  9. Finalmente, clique no botão "Assinar". O sistema irá abrir uma caixa de diálogo para salvar o arquivo assinado. Se preferir, é possível alterar o nome do arquivo para preservar o original.



Assinatura digital no portal do Governo Federal Imagem exemplo núm. 4

Assinar um PDF com o certificado do GOV.BR é fácil e rápido. Confira o passo a passo no vídeo abaixo ou leia as instruções.


Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Portal Gov.br clicando neste link: https://assinador.iti.br/assinatura/index.xhtml
  2. Acesse uma conta Gov.br já existente ou crie uma conta.
  3. Escolha o arquivo que deseja assinar. Será exibido o documento na tela e um quadro com a mensagem "Área de Assinatura". Movimente o quadro até o local onde deseja inserir a assinatura.

  4. Logo em seguida, será exibida a tela com o botão "Assinar". Ao clicar nesse botão, uma janela surgirá pedindo para clicar no provedor de assinatura.
    Imagem exemplo núm. 5

  5. Assim que clicar no provedor de assinatura, o Portal enviará um código para o número de celular informado na conta Gov.br. Digite o código recebido no espaço indicado na janela e clique em "Autorizar".

Ao finalizar a autorização, basta fazer o download do arquivo com a assinatura digital já aplicada no local que você especificou.

 

 

Validação de assinatura digital no Imagem exemplo núm. 6 

Acompanhe os passos a seguir para validar uma assinatura realizada através de um certificado digital ou por meio do site gov.br:

  1. Acesse o link https://validar.iti.gov.br/index.html.
  2. Clique na opção "Escolher arquivo" e selecione o documento.
  3. Em seguida, pressione o botão "Validar"

 

validar.png



Após a validação, uma tela de confirmação da assinatura será exibida.

confirma.png




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