Orçamento Estruturado
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Orçamento Estruturado

9min Atualizado por Eduardo Bonato em 29/07/2025 Criado por Lu Martinez em 17/07/2025

O módulo Orçamento Estruturado é muito utilizado pelas agências de eventos, pois permite elaborar orçamentos detalhados e precisos para eventos de diversos tipos e portes.

Uma das opções mais úteis desse módulo é a possibilidade de criar uma estrutura de grupos dentro do orçamento, o que torna mais fácil a localização de itens específicos e a organização do orçamento como um todo. É possível criar uma estrutura de custos completa para o evento, contemplando todos os aspectos envolvidos na organização, desde o planejamento até a execução final. 

A seguir, entenda a função de cada aba no módulo de Orçamento Estruturado.


Aba Orçamentos

Na aba "Orçamento", ao digitar o número do Projeto e pressionar a tecla TAB, o sistema preencherá automaticamente todas as informações já cadastradas pelo setor de Atendimento. Isso inclui cliente, campanha, produto, espécie, formato, título, acabamento, entre outros dados. Isso facilita e agiliza o processo de preenchimento do orçamento, economizando tempo e garantindo que todas as informações relevantes sejam consideradas. 

Caso algum campo não seja preenchido automaticamente, você pode inseri-lo manualmente.

(Clique na imagem para ampliar)
Imagem exemplo núm. 1

Emissão: o sistema preenche automaticamente com a data do dia. Caso necessário, é possível alterar.
Agência:
o campo "Agência" é utilizado quando o trabalho está sendo feito para uma agência parceira.
Prazo de Entrega: este campo se refere à data em que o trabalho será entregue ao cliente ou ao dia do evento, por exemplo.
Validade: informe o prazo de validade do orçamento.
Contato: informe o nome do contato.
Subtipo: informe o subtipo do orçamento.
 
Forma de Faturamento: o sistema busca o tipo de faturamento do módulo Cadastro de Cliente, porém é possível alterar. Se o faturamento escolhido for diferente do informado no cadastro de clientes, o sistema exibirá uma mensagem de aviso.
Veja a descrição dos tipos de faturamento:

Imagem exemplo núm. 2

1 - Bruto contra o cliente: a agência emite uma fatura contra o cliente com o valor total do orçamento. Nesse caso, a agência se responsabiliza a pagar os fornecedores.
2 - Honorários contra o cliente: a agência emite uma fatura contra o cliente cobrando apenas os honorários da agência e custos internos, quando existir.
3 - Honorários contra o veículo/fornecedor: a agência emite a fatura contra o fornecedor cobrando o valor dos honorários. Se houver custos internos no orçamento, uma fatura deverá ser emitida contra o cliente cobrando os custos internos da agência.
4 -Não recebe honorários: a agência não recebe honorários. (Fee Mensal).


Encargos (%): informe aqui o percentual de encargos que será aplicado sobre os valores internos e dos fornecedores no repasse ao cliente. Este campo é geralmente utilizado em situações como produção de eventos ou quando o fornecedor não emite nota fiscal. O sistema busca essa informação do Cadastro de Cliente automaticamente. Caso necessário, é possível alterar esse percentual manualmente em cada item do orçamento.
Encargos sobre: informe o tipo de cálculo de encargos que será usado no orçamento.

CÁLCULO

DESCRIÇÃO DO CÁLCULO REALIZADO PELO SISTEMA

R-Receita (Internos + Honorários)

Calcula os Encargos sobre o total dos itens INTERNOS + HONORÁRIOS

O-Internos

Calcula os Encargos sobre o total dos itens INTERNOS

H-Honorários

Calcula os Encargos sobre o total dos itens HONORÁRIOS

T-Terceiros

Calcula os Encargos sobre o total dos itens TERCEIROS

I-Terceiros + Internos

Calcula os Encargos sobre o total dos itens TERCEIROS + INTERNOS

A-Terceiros + Internos + Honorários

Calcula os Encargos sobre o total dos itens TERCEIROS + INTERNOS + HONORÁRIOS

F-Valor Fatura

Calcula os Encargos sobre o total dos itens que a agência cobrará diretamente do cliente. Não calcula ENCARGOS sobre os itens do TIPO DE FATURAMENTO 2, nos quais o fornecedor realizará a cobrança diretamente do cliente.


Obs.pngAtenção! 
O valor dos encargos é incluído na fatura como receita. É importante destacar que, no módulo de orçamento, nenhuma das opções de cálculos permite aplicar encargos sobre encargos. O sistema sempre calcula os encargos de forma direta. Portanto, se for necessário adicionar encargos sobre o valor dos encargos, será preciso usar uma regra de três para chegar ao valor reverso desejado.


Autorização do Cliente, Data da Autorização e Responsável da Autorização: essas informações são passadas pelo cliente da agência. Muitas vezes, essa opção é utilizada por agências que atendem contas de governo/prefeitura.

Verba: informe a verba destinada a este orçamento. Ao informar a verba, o sistema conseguirá gerar gráficos comparativos do valor PREVISTO x VALOR REALIZADO.

Informe o número de dias para recebimento antes do pagamento: ao especificar o número de dias para recebimento antes do pagamento aos fornecedores, o sistema realiza o cálculo automaticamente e gera uma previsão de faturamento com base na data calculada a partir do número de dias informado neste campo. Por exemplo, ao informar o número 3, o sistema gera uma previsão de faturamento com a data de vencimento definida para 3 dias antes da data de pagamento aos fornecedores.

Saac e Empenho Saac: campos específicos para clientes governo.


Aba Especificações

Utilize esta opção para fazer uma descrição sobre o orçamento. As especificações contidas neste campo aparecerão na impressão do orçamento. Se desejar, é possível copiar o briefing do projeto clicando no botão "Copiar Briefing do Projeto".

Recursos de edição de texto: ao inserir o texto, é possível utilizar os recursos de formatação HTML.
Imagem exemplo núm. 4

Imagem exemplo núm. 5


Aba Itens

Através dos botões "Novo" e "Novo Grupo", você poderá adicionar itens e criar grupos para categorizar os custos de produção. Por exemplo, separar custos de mão de obra interna, mão de obra terceirizada e custos de infraestrutura de um evento.

(Clique na imagem para ampliar)
Imagem exemplo núm. 6



Como criar um Novo Grupo

Ao clicar no botão "Novo Grupo", o sistema irá exibir uma tela de inserção de grupo, onde você deverá informar o campo "Descrição" com o nome que deseja dar ao novo grupo. Após inserir a descrição do novo grupo, basta clicar no botão "OK". O sistema irá adicioná-lo à lista de grupos existentes na aba "Itens", e você já poderá começar a inserir itens relacionados ao novo grupo no orçamento.
Imagem exemplo núm. 7

É importante destacar que você pode criar quantos grupos forem necessários para organizar seus itens no orçamento. Por exemplo, criar um grupo de custos específico para uma determinada área do evento, como "Brindes". Além disso, dentro de cada grupo, é possível adicionar subgrupos para detalhar ainda mais os custos, por exemplo, "Brindes Executivo" e "Brindes para o público em geral". 

Outra vantagem é que o sistema apresenta os totais de cada grupo, facilitando a análise de custos do orçamento. Veja o destaque na imagem abaixo.

(Clique na imagem para ampliar)
Imagem exemplo núm. 8


Como adicionar itens ao orçamento

Para adicionar um item ao grupo, é necessário primeiro posicionar o cursor do mouse sobre o grupo em questão, e então clicar com o botão direito. O sistema irá exibir um menu suspenso com algumas opções, entre elas, "Adicionar item" e "Adicionar grupo".

Ao clicar na opção "Adicionar item", o sistema irá exibir uma nova tela de inserção na qual você deverá preencher as informações relacionadas ao item, como o tipo de serviço, descrição, valor, data de vencimento, forma de pagamento, entre outras informações relevantes.


Obs.pngAtenção!
É possível adicionar itens ao orçamento também por meio do botão "Novo". Entretanto, essa opção criará um item avulso, dificultando a localização dos itens em orçamentos grandes. Por isso, é recomendável adicionar o item dentro do grupo correspondente para manter a organização do orçamento.
 

itens grupo.gif

 
Veja abaixo a descrição dos campos presentes na tela de inserção de itens
 
Serviço: defina o tipo de serviço. 

SERVIÇO

DESCRIÇÃO

Internos

Serviços próprios da agência

Terceiros

Serviços terceirizados

Serviços Bitributado

Serviços que terão bitributação (Usado geralmente para fornecedores que não emitem nota fiscal)

Consulta

Serve apenas para informar para o cliente os valores consultados, os valores não são somados ao total do Item/Orçamento

ISS

Serve para acrescentar o valor do ISS separadamente dos demais encargos


Subtipo:
selecione o subtipo do serviço.
Solicitação de Orçamento: em caso de envio da SO ao fornecedor, informe o número correspondente.
Situação: por padrão, todos os itens são incluídos com a situação "Aguardando Aprovação". No orçamento estruturado, os itens podem ter situações diferentes da situação geral do orçamento. Essa funcionalidade é especialmente útil para clientes que aprovam o orçamento por etapa. Para alterar a situação de todos os itens ao mesmo tempo, basta acessar a opção "Situação do Orçamento", localizada na barra de ferramentas, e modificar a situação geral do orçamento.
Descrição: informe a descrição do item.
Fornecedor: informe o fornecedor que efetuará o serviço.
Orçamento Fornecedor: número do orçamento do fornecedor, caso houver.

Valores Fornecedor--------------------------------------------------------------------------- 
 
Valor unitário: informe o valor unitário do item que foi cobrado pelo fornecedor.
Quantidade: informe a quantidade de itens.
Quantidade Unitária: informe a quantidade de itens em cada unidade.
Unidade: informe a unidade. Ex.: caixa, mês, equipe, diária.
Total: o valor total será calculado, automaticamente, pelo sistema. Esse cálculo é feito multiplicando o valor unitário x quantidade x quantidade unitária.
Desconto: informe percentual de desconto recebido pelo fornecedor, caso houver.
Honorários: o sistema busca essa informação do cadastro do cliente. É possível alterar.
Margem direta: informe o percentual de margem de lucro que deseja obter sobre o custo do fornecedor.

A Faturar para o Cliente ----------------------------------------------------------------------
 
Valor: informe o valor que será cobrado do cliente. Caso seja informado um percentual no campo "Margem direta", o sistema irá calcular a margem de lucro automaticamente.
Total: o sistema exibe o valor total que será cobrado do cliente.
Adiciona Encargos: por padrão, o sistema sempre traz a opção "S-Calcula Encargo Conforme Capa", mas é possível alterar a forma de cálculo de cada item de forma individual.
Encargos: neste campo, o sistema exibe o valor calculado dos encargos referentes ao item em questão.
Moeda: o sistema exibe a moeda padrão configurada no sistema.
Faturamento: informe o tipo de faturamento desejado. Caso o tipo de faturamento escolhido for diferente do registrado no [Cadastro de Clientes], o sistema exibirá uma mensagem de aviso.
Veja a descrição dos tipos de faturamento:
Imagem exemplo núm. 11

1 - Busca da Capa: o sistema busca o tipo de faturamento informado na capa do orçamento.
2 - Bruto contra o cliente: a agência emite uma fatura para o cliente com o valor total do orçamento. Nesse caso, a agência se responsabiliza a pagar o fornecedor.

3 - Honorários contra o cliente: a agência emite uma fatura contra o cliente cobrando apenas os honorários da agência e custos internos, quando existir.
4 - Honorários contra o veículo: a agência emite a fatura contra o fornecedor cobrando o valor de honorários. Se houver custos internos no orçamento, serão cobrados do cliente.
5 - Não recebe honorários: a agência não recebe honorários.

Prazo de Pagamento: informe o prazo de pagamento. O sistema identifica os seguintes formatos automaticamente:
10 DD (10 dias da data de emissão)
10 DFQ (10 dias fora quinzena)
25 DFM (25 dias fora o mês)
15 DFB (15 dias fora o bimestre)
12 UFM (12 dias úteis fora o mês)
10 DU (10 dias úteis)
A VISTA (C/Apresentação)
UDUM (último dia útil do mês)
UDM (último dia do mês)
UDUFM (último dia útil fora o mês)
UDFM (último dia fora o mês)
 
Prazo Entrega: este campo pode ser usado para informar a data prevista de entrega do material finalizado, seja para um evento ou qualquer outra finalidade.
PDI: informe como o plano de incentivo deverá ser descontado ou cobrado do fornecedor, caso houver.
Valor PDI: informe o valor do plano de incentivo, caso houver.



Aba Resumo

A aba Resumo exibe um gráfico que resume o orçamento com base na verba informada.

Imagem exemplo núm. 12


Aba Faturamento

Caso necessário, é possível parcelar o orçamento utilizando esta opção. Para fazê-lo, clique no botão "Novo" e preencha os campos disponíveis na tela, informando o percentual, valor e prazo de pagamento desejados.

Imagem exemplo núm. 13

 

Aba Produtores

Opção para informar as pessoas que estão envolvidas neste evento ou produção.

Imagem exemplo núm. 14



Aba Histórico

A aba Histórico é uma ferramenta útil para transcrever negociações com clientes, fornecedores e produtores. Ela permite que você mantenha um registro organizado das interações comerciais, incluindo datas, horários, pessoas envolvidas, assuntos discutidos e resultados obtidos.

Imagem exemplo núm. 15




Aba Arquivos

Utilize essa opção para anexar arquivos relacionados ao orçamento. Lembrando que o sistema permite anexar arquivos somente após salvar o orçamento.

Para anexar arquivos, clique no botão Imagem exemplo núm. 16. Feito isso, clique no botão Imagem exemplo núm. 17. O sistema irá exibir um pop-up para selecionar o arquivo desejado.

💡Dica:
Ao posicionar o cursor do mouse sobre o arquivo adicionado, o sistema exibe os recursos que poderão ser utilizados neste arquivo, como adicionar comentários, compartilhar, excluir, etc.
Imagem exemplo núm. 18


Imagem exemplo núm. 19





Aba Comentários

É possível inserir comentários com interação total entre os envolvidos no trabalho. Para citar um usuário do sistema, basta usar "@" e digitar a letra inicial do nome do usuário, o sistema exibe a lista dos usuários cadastrados para seleção.

Exemplo: digite @nomedousuário + comentário. Após inserir o texto, clique no botão Imagem exemplo núm. 20

Importante: para ter acesso a Aba Comentários, é necessário salvar o orçamento primeiro.

Imagem exemplo núm. 21


  •  Os comentários inseridos poderão ser visualizados logo abaixo do campo Comentários. Não é possível excluir os comentários.

  • O usuário marcado receberá um e-mail de notificação com o link do orçamento (o e-mail do usuário deverá estar configurado no Cadastro de Usuários). Além de receber o e-mail, o usuário receberá um alerta no sino de notificações do sistema, localizado no canto superior direito da tela. 

Imagem exemplo núm. 22




 
ItemCálculo  R-Receita (Internos + Honorários)   Calcula os Encargos sobre total dos itens INTERNOS + HONORÁRIOS  O-InternosCalcula os Encargos sobre total dos itens INTERNOS  H-HonoráriosCalcula os Encargos sobre total dos itens HONORÁRIOS  T-TerceirosCalcula os Encargos sobre total dos itens TERCEIROS  I-Terceiros + InternosCalcula os Encargos sobre total dos itens TERCEIROS+ INTERNOS  A-Terceiros + Internos + HonoráriosCalcula os Encargos sobre total dos itens TERCEIROS+ INTERNOS + HONORÁRIOS  F-Valor FaturaCalcula os Encargos sobre total dos itens que a agência vai cobrar direto do clientes, não calcula ENCARGOS sobre os itens do TIPO DE FATURAMENTO 2, onde o fornecedor irá cobrar diretamente do cliente
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