Como criar uma planilha Mídia de Internet
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Como criar uma planilha Mídia de Internet

6min Atualizado por Eduardo Bonato em 29/07/2025 Criado por Lu Martinez em 17/07/2025

As planilhas de mídia para a internet são usadas para programar e autorizar campanhas veiculadas em plataformas como Google, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e sites em geral. 

Esse tipo de planilha também pode ser utilizado para mídias sociais. A diferença entre os modelos está nas opções de campos disponíveis em cada um, de acordo com a natureza da veiculação.

A estrutura do sistema é organizada em abas, que facilitam o preenchimento e a visualização das informações do planejamento. Abaixo, você verá como preencher corretamente cada aba da planilha.

As abas Capa, Metas, Digitação Livre, Observação, Peças Complemento, Parcelas e Arquivos são padronizadas e estão presentes em todos os tipos de mídia. 

A principal diferença entre os tipos de mídia está na aba Programas, que muda automaticamente conforme o meio selecionado na Aba Planilhas do Plano de Mídia.

 

💡Veja também os artigos sobre como criar planilhas de Jornal e Revista, Mídia Social TV e Rádio e Outros.

  

Aba Capa da Planilha

Nesta aba, são informados os dados principais da planilha, como o projeto, o veículo, o período e as condições comerciais. Veja a descrição dos campos a seguir.

Imagem exemplo núm. 1

Projeto: este campo é preenchido pelo sistema com o número do projeto informado na [Capa do Plano].
Contrato:
informe o número do contrato de mídia, se houver.
Meio:
o sistema informa o meio de acordo com o tipo de mídia escolhido na aba Planilhas.
Veículo:
informe o nome ou o código do veículo. Ao preencher este campo, os dados [Representante], [Praça] e [Estado] serão preenchidos automaticamente.
Pesquisa:
selecione a pesquisa para obter audiência e cálculo de GRP.
Estudo de Mídia: este campo será preenchido com o número do estudo de mídia sempre que a planilha tiver sido gerada pelo módulo Planejamento de Mídia.
Período: o sistema carrega o período informado na [Capa do Plano], mas poderá ser alterado pelo usuário.
Prazo de Pagamento: o sistema carrega o prazo de pagamento informado no cadastro deste cliente. Se necessário, é possível alterar manualmente.

O sistema identifica os seguintes formatos e calcula a data de vencimento:
10 DD (10 dias da data de emissão)
10 DFQ (10 dias fora quinzena)
25 DFM (25 dias fora o mês)
15 DFB (15 dias fora o bimestre)
12 UFM (12 dias úteis fora o mês)
10 DU (10 dias úteis)
A VISTA (C/Apresentação)
UDUM (último dia útil do mês)
UDM (último dia do mês)
UDUFM (último dia útil fora o mês)
UDFM (último dia fora o mês)

Vencimento: este vencimento é baseado no prazo de pagamento informado.
Percentual Comissão: o sistema preenche este campo com os 20% de comissão da agência ou com o percentual definido no módulo Cadastro de Cliente.
Forma de Faturamento: este campo é preenchido pelo sistema conforme a configuração feita no cadastro deste cliente, porém o usuário poderá alterar manualmente. Caso seja necessário alterar a forma de faturamento, selecione a forma de faturar mais adequada:

1 - Bruto contra o Cliente - a agência cobra o valor bruto do cliente e repassa o líquido para o veículo.
2 - Comissão contra o Cliente - a agência cobra a comissão do cliente, e o veículo cobra o líquido diretamente do cliente.
3 - Comissão contra o Veículo - a agência cobra o percentual de comissão diretamente do veículo, e o veículo cobra o valor bruto do cliente.
4 - Não Recebe Comissão - a agência não cobra comissão, ou seja, o cliente paga diretamente ao veículo.

Tabela de Preços: preenchida com o mês/ano da planilha. Caso não haja tabela para o veículo, ignore o aviso de "Tabela Inexistente".
Desconto:
informe o percentual negociado para toda a programação.
Tipo de Desconto: este campo só poderá ser definido se for informado o percentual de desconto maior que "0" (zero) no campo DESCONTO.
Tipos de Descontos:
Desconto 1 - repassa desconto para o cliente;
Desconto 2 - agência recebe o desconto;
Desconto 3 - agência paga o desconto.

Revisão: número de vezes que o plano foi revisado/alterado.
Autorização do Cliente:
número de autorização do cliente, usado especialmente em órgãos públicos.
Data da Autorização:
data correspondente à autorização do cliente.
Responsável da Autorização:
nome do responsável pela autorização.
Natureza:
classificação da planilha. Usada apenas em casos específicos.
N de dias úteis para recebimento antes do pagamento:
defina o número de dias de antecedência para recebimento da fatura.
Saac e Empenho Saac:
campos usados em planos de clientes do governo.
Agência:
informe o nome da agência parceira neste plano, se houver.

 

Aba Meta

Nesta aba, você pode definir os valores esperados para indicadores como GRP, TRP, inserções e outros dados de desempenho da campanha. 

Esses valores funcionam apenas como referência, permitindo comparações entre o planejado (meta) e o realizado. 

⚠️O sistema não bloqueia nem emite alertas caso as metas sejam atingidas ou ultrapassadas.

ABA META.png

 

 

Aba Programas

Nesta aba, você irá configurar os detalhes da veiculação da campanha digital. É possível informar o canal da publicação, o tipo de compra, o valor unitário e os dias de veiculação. O sistema calculará automaticamente o valor total da programação. Lembre-se de informar a peça, pois ela pode conter dados relevantes para a leitura do formato ou para o controle interno da campanha. 

💡 Observação: mídias de Internet e mídias sociais também podem ser incluídas pela aba Digitação Livre, que oferece uma forma mais simples e rápida de preenchimento.

MIDIAS INTERNET.gif

BOTÕES

FUNÇÕES

Novo

Opção para adicionar programas manualmente.

Adicionar Programas

Exibe a tela com todos os programas da tabela de preço para seleção. É necessário ter tabela de preço.

Desconto

Carrega as tabelas de descontos previamente cadastradas no sistema de planejamento de mídia.

 

Veja a descrição das colunas:

Canal: informe o canal onde a publicidade deverá vincular.
Peça: descrição e formato da peça.
Tipo de Compra: informe o tipo de compra. Cada canal tem o seu tipo de compra específico.

Tipo de Compra

Descrição

Diária (por Inserção)

Custo por inserção

Faixa Horária (por Inserção)

Custo por inserção 

Cota de Patrocínio (por Volume)

Custo por volume

CPM (por Volume)

Custo por mil views

CPC (por Clique)

Custo por clique

CPV (por View)

Custo por view

CPE (por Engajamento) 

Custo por engajamento

CPD (por Disparo)

Custo por disparo

CPAu (por Audio)

Custo por Áudio

CPL (por Lead) 

Custo por Lead

Link Patrocinado (apenas Valor)

Custo por link

Especial (apenas Valor)

Custo para tipo de compra especial

E-mail MKT (Volume X Inserção) 

Custo por disparo de E-mail marketing

Semanal

Custo semanal

Quinzenal

Custo quinzenal

Mensal

Custo mensal

Valor Unitário: informe o valor unitário.
Volume: informe o volume da compra.
% Desconto: informe o desconto, se houver.
% Acréscimo: informe o acréscimo, se houver.
Total: é o valor unitário multiplicado pela quantidade, o sistema calcula automaticamente.
Qtd: número de inserções.

  

Aba Digitação Livre

Nesta aba, você pode inserir textos livres relacionados à programação da planilha. 

Essa opção é útil para registrar informações complementares que não se encaixam na estrutura padrão dos programas. Por exemplo: mídias de outdoor, patrocínios de rádio, mídias de internet ou complementos de textos relacionados aos programas.

Clique na imagem para ampliar
MIDIA OUTROS.gif

Peça: selecione a peça desejada para esta planilha, conforme cadastrado na aba Peças, no Plano de Mídia.
Qtd.: informe o número de inserções.
Unidade: a opção "milheiro" é a mais usada para encartes e mídia de internet.
Valor Unitário: informe o custo unitário.
Desconto: informe o percentual de desconto, caso houver.
Acréscimo: em caso de negociação de acréscimo, informe o percentual.
Total: campo informado automaticamente pelo sistema.

 

Aba Observação

Nesta aba, você pode adicionar observações especificas relacionadas à planilha de mídia. As informações inseridas aqui serão exibidas nos relatórios e documentos gerados, de acordo com o tipo de observação selecionado. 

Além disso, é possível replicar as observações para outras planilhas dentro do mesmo plano.

Clique na imagem para ampliar
Aba OBSERVAÇÃO.gif

  📝Tipos de Observações

Observações Gerais: exibidas no plano de mídia (AP) e nos pedidos de inserção (PI).
Observações para o Cliente (AP): 
exibidas apenas na impressão do plano de mídia (AP).
Observações para o Veículo (PI, Mapa de Reserva): 
exibidas no pedido de inserção e no mapa de reserva.
Observações sobre Checkin Eletrônico: 
exibidas no módulo checkin eletrônico do Kantar IBOPE Media.

 

Aba Peças Complemento

Utilize esta aba para informar o tipo de material e a forma de entrega ao veículo. 

Para preencher os dados, dê um duplo clique nas colunas "Formato Veículo" e "Material" e insira as informações conforme a negociação com o veículo ou conforme as especificações da peça.

Imagem exemplo núm. 6

  • Exemplos de Formatos de Veículo:
    Spot: mp3
    VT: mpeg ou mp4
    Anúncio: PDF fechado.
  • Exemplos de Material:
    Entrega por e-mail.
    Entrega por motoboy.

 

Aba Parcelas

Em caso de parcelamento da planilha, especifique o percentual ou o valor de cada parcela, além de definir os prazos de pagamento. Se desejar, é possível também realizar alterações no cliente e/ou veículo.

Ao efetuar alterações na planilha que envolvam parcelas já faturadas, qualquer diferença de valor será automaticamente distribuída entre as parcelas restantes que ainda não foram faturadas.

Clique na imagem para ampliar
Parcela.gif

 

 

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