O módulo Plano de Mídia permite realizar o planejamento completo das campanhas de mídia dos clientes de forma prática e eficiente.
A principal vantagem é a possibilidade de cruzar dados de audiência da Kantar Ibope Media com as tabelas de preços do JOVE. Com isso, o sistema gera automaticamente um ranking de programas, destacando aqueles com melhor audiência, melhor CPM (Custo por Mil) ou CPP (Custo por Ponto), além de possibilitar a geração automatizada das planilhas de TV.
Nesta aba, você preenche os dados principais do plano de mídia, que serão usados nas etapas seguintes.
Ao informar o número do projeto e utilizar a tecla TAB, o sistema preenche automaticamente os campos [Plano], [Cliente, [Produto], [Campanha] e [Período Inicial] conforme os dados cadastrados pelo setor de Atendimento. Caso algum campo fique em branco, é possível preenchê-lo manualmente.
💡Dica: personalize os campos do formulário clicando no ícone "Campos Personalizáveis", localizado no canto superior direito da tela. Clique aqui para saber mais.
Targets do Plano
Para planos de mídia que tenham meios de TV - Televisão ou TA - TV por assinatura, você poderá selecionar até três targets para a composição do estudo de mídia.
⚡Teclas de atalho para o campo [data]:
| ATALHO | AÇÃO |
| Letra H (hoje) | Insere a data do dia |
| Letra A (amanhã) | Insere a data do dia seguinte |
| Letra O (ontem) | Insere a data do dia anterior |
| Letra P | Insere a data do primeiro dia do mês |
| Letra U | Insere a data do último dia do mês |
Tecla + | Incrementa um dia na data | |
Tecla - | Diminui um dia da data |
Utilize esta aba para cadastrar todas as peças que farão parte da campanha, com seus respectivos títulos, formatos e meios de veiculação. Por exemplo: anúncio (jornal, revista); VT (televisão); spot ou jingle (rádio); IN - Internet (post 1.080 px x 1.080 px).
Clique no botão Novo para incluir uma nova peça. Dê um duplo clique nas colunas para inserir os dados.
Veja a descrição das colunas:
Campo | Descrição |
---|---|
Descrição | Nome ou título da peça. Ex: Anúncio - Dia das Mães. |
Formato/Duração | Tamanho ou duração da peça. Ex: 3 col x 4 cm; 30". Use a tecla [espaço] para ver os formatos cadastrados. |
Tipo | Meio onde a peça será veiculada. Campo obrigatório para peças no SBT. |
Padrão SBT | Marque essa opção para exportar o mapa eletrônico para a rede SBT. |
Código Biblioteca | Código da peça cadastrada na produção (opcional). |
Total Inserções | Mostra quantas vezes a peça foi usada em planilhas. |
Planilhas | Lista os números das planilhas que utilizam a peça. |
Observação | Campo opcional para observações sobre a peça. |
Aba Descrição
Nesta aba, você pode justificar as escolhas feitas no Plano de Mídia.
Registre os critérios utilizados para a seleção dos meios, veículos, praças, períodos de veiculação e estratégias adotadas para atingir os objetivos da campanha. As informações inseridas aqui serão exibidas na autorização de publicação.
Aba Planejamento
Utilize esta aba para adicionar ou revisar planejamentos e rankings de programas.
Clique no botão "Adicionar Praça" para incluir múltiplas praças com pesquisas e parâmetros de compras distintos.
Para alterar ou revisar um ranking existente, clique na aba "Praças" e selecione a praça desejada.
Aba Praças
Aqui, você visualiza e edita os rankings gerados no planejamento. Após criar um ranking de programas em Planejamento, clique na praça desejada para abrir e revisar os dados.
Aba Ranking
Utilize esta aba para gerar o ranking dos programas de TV.
Se sua agência for assinante das pesquisas da Kantar Ibope, é possível cruzar os dados de audiência, targets e preços. Também é possível gerar rankings mesmo sem pesquisa, filtrando por: emissoras, gêneros, faixas horárias, dias da semana e custo máximo do programa.
Após aplicar os filtros, o sistema gera um ranking com os melhores programas. Para criar automaticamente as planilhas a partir desse ranking, clique em Atualizar Planilhas.
Se preferir, use a aba DISTRIBUIÇÃO para definir critérios mais precisos para a divisão de inserções.
Aqui você define metas e critérios de distribuição das inserções.
Informe as metas desejadas, como verba, GRP ou TRP, e selecione o método de compra mais adequado. O sistema permite distribuir a verba por: Emissora, Faixa Horária, Programas, Peças, Semanas ou Dias da Semana
Após configurar, clique em Sugerir para gerar automaticamente uma sugestão de distribuição. Se quiser usar a sugestão, clique em Transferir.
Você pode organizar a ordem de prioridade das metas arrastando os blocos, por exemplo:
O Método de Compra deverá ser definido antes de fazer a distribuição da verba. Há quatro tipos de métodos disponíveis, e você poderá escolher a opção que melhor se adapte às necessidades do estudo.
Em todos os métodos, os programas são ordenados de forma que a programação de melhor custo tenha preferência para a compra.
O sistema utiliza a coluna [Classificação] para ordenar os programas, sendo que o cálculo dessa coluna é realizado na primeira fase da geração dos programas, podendo ser posteriormente ajustado pelo usuário. A classificação é gerada em incrementos de 10 para que o usuário possa fazer alterações mais precisas nessa classificação.
MÉTODO 1 - ATINGIR TODOS OS PROGRAMAS SELECIONADOS
O sistema adiciona uma inserção por programa na primeira semana, depois volta no início dos programas e passa para a segunda semana, e assim sucessivamente até atingir as metas.
+Pontos Positivos: Um maior número de programas recebe ao menos uma inserção.
-Pontos Negativos: Se tiverem muitos programas selecionados com uma verba pequena, a distribuição no período fica comprometida, pois as metas podem ser atingidas antes de completar o ciclo para todas as semanas.
MÉTODO 2 - SEQUÊNCIAL POR MELHOR CUSTO ATÉ ATINGIR AS METAS
O sistema adiciona uma inserção em todas as semanas para cada programa, depois volta no início dos programas e repete a operação, distribuindo as inserções em dias diferentes da semana.
+Pontos Positivos: Acontece uma boa distribuição no período.
-Pontos Negativos: Para uma verba pequena, com um período longo, pode ser que nem todos os programas selecionados recebam inserções.
MÉTODO 3 - PROPORCIONAL AO CUSTO
O sistema calcula o número de inserções para o programa pelo CPM em relação aos demais programas. Dessa forma, um programa que tenha a metade do CPM dos demais recebe o dobro de inserções.
+Pontos Positivos: As inserções são concentradas nos programas com melhor CPM.
-Pontos Negativos: Pode haver uma concentração em poucos programas.
MÉTODO 4 - PREENCHER TODOS OS DIAS ATÉ ATINGIR AS METAS
O sistema adiciona uma inserção em todos os dias, em cada programa. Se ainda tiver verba para ser aplicada, o sistema volta ao início da lista dos programas e acrescenta mais uma inserção, e assim sucessivamente até atingir as metas.
-Pontos Negativos: Para uma verba pequena, com um período prolongado, é provável que nem todos os programas selecionados recebam inserções.
Nesta aba, ficam listadas todas as planilhas do plano de mídia, incluindo as geradas automaticamente.
Clique no botão Novo para criar uma nova planilha e definir os veículos da campanha.
Preencha a programação de veiculação com os tipos de mídia disponíveis: TV, Rádio, Jornal, Revista, Mídias de Internet, Mídias Sociais e Outros.
Botões | Funções |
Novo | Incluir uma nova planilha. |
Editar | Altera a planilha selecionada |
Copiar | Marque a planilha que deseja copiar ou clique na opção para copiar planilha de outro plano. |
Planejamento Programação | Ao clicar nesse botão, escolha o MEIO que deseja consolidar. É possível alterar e inserir novos programas. |
Aba Resumo do Investimento
Esta aba exibe o resumo da verba aplicada por meio em forma de gráficos.
Aba Arquivos
Utilize esta opção para anexar arquivos relacionados ao plano. Lembrando que o sistema permite anexar arquivos somente após salvar o plano.