Após o cliente aprovar o orçamento, é importante atualizar a situação para "Aprovado".
💡Dica: você pode gerar relatórios com base nas situações do orçamento. Para isso, clique no ícone Relatórios na barra de ferramentas.
Como atualizar a situação:
1. Acesse o menu Produção > Orçamento.
2. Na lista de orçamentos, selecione o orçamento aprovado pelo cliente.
3. Clique no íconeSituação do Orçamento.
4. Na tela exibida, marque a opção Aprovado.
→ No campo Data da Aprovação, informe a data em que o cliente aprovou o orçamento (ou deixe em branco para o sistema usar a data atual). Essa data é importante porque influencia nos prazos de entrega e vencimento do orçamento.
→ O campo Data da Situação será preenchido automaticamente com a data do dia.
→ Use o campo Observação da Situação caso queira registrar algum detalhe adicional. (Esse campo é opcional.)
→ Os campos relacionados à fatura serão preenchidos automaticamente quando o orçamento for faturado.
No exemplo abaixo, o orçamento apresenta três opções de cotações para o cliente escolher. Ao aprovar uma das opções, o sistema atualiza automaticamente a situação das demais opções como Não Aprovadas.
Após essa etapa, o próximo passo é gerar o Pedido de Produção. Veja em: Como Gerar Pedido de Produção