Confira as principais novidades inseridas nesta versão
Filtros
Nesta versão, os filtros estão muito mais dinâmicos e assertivos. Foi disponibilizado novas opções de Filtros Inteligentes e também novas possibilidades de montagem de filtros chamado Minhas Visões.
Através das opções dos filtros inteligentes e das visões, o usuário poderá criar e salvar diversos cenários de pesquisa para uso futuro, ou seja, poderá personalizar os resultados de pesquisa para encontrar exatamente o que deseja.
Os Filtros Inteligentes são filtros predefinidos pelo sistema. Cada módulo tem seus filtros inteligentes específicos, porém existem os filtros inteligentes comuns a todos os módulos do sistema. São eles: todos os registros, incluídos por mim, incluídos hoje ou alterados hoje.
As Minhas Visões são filtros criados de acordo com a rotina de trabalho e necessidades de pesquisa de cada usuário.
Você pode montar visões combinando filtros inteligentes com qualquer campo do módulo. Poderá também acrescentar colunas na visualização da listagem, mudar a ordem dessas colunas e a ordem dos dados na tela. As visões funcionam a partir de critérios, portanto é importante defini-los.
À medida que as visões forem criadas, elas aparecerão na lista Minhas Visões, podendo ser compartilhadas ou não.
Veja, a seguir, uma breve demonstração de como criar uma visão no Módulo Atendimento/Projetos
No exemplo, a visão foi criada no módulo de Atendimento/Projetos, porém a forma de uso é igual para os demais módulos, o que muda são as opções de campos.
Para mais informação sobre como criar visões, consulte a base de conhecimento Filtros Inteligentes e Filtros da Visão
Publi e a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as organizações adotem medidas técnicas apropriadas para proteger os dados pessoais que processam. A lei cita ainda o dado anonimizado, ou seja, dado relativo a titular que não possa ser identificado. Essa técnica garante a desvinculação desses dados a qualquer indivíduo específico.
Diante desse cenário, foi implementada a opção de anonimização de dados pessoais no módulo Cadastro de Fornecedores.
Ao anonimizar os dados de um fornecedor, o sistema irá modificar o nome deste fornecedor para um código e apagará todos os dados pessoais relacionados a ele em todos os módulos do sistema. Uma vez feita a anonimização, não será mais possível reverter este processo.
Importante: para anonimizar dados e ter acesso aos relatórios, é necessário ter o recurso 19.1 DPO - Anonimização de Dados.
No Cadastro de Fornecedor, através do campo Validade (LGPD) , você poderá definir um prazo para o uso dos dados desse fornecedor.
Veja como informar o campo Validade (LGPD).
Veja, no exemplo abaixo, como anonimizar os dados de um fornecedor.
Importante: só é possível anonimizar dados de fornecedores cadastrados com CPF.
Veja os relatórios desenvolvidos para o controle do DPO.
Relatório Fornecedores por Validade (LGPD)
Com este relatório, você poderá visualizar todos os fornecedores que estão com a validade vencida ou para vencer. Poderá também visualizar os códigos dos fornecedores que tiveram seus dados anonimizados.
Observação: os dados com o prazo de validade vencido aparecerão em destaque no relatório.
Relatório Log LGPD
Este relatório mostra quais usuários acessaram o cadastro de fornecedores e se ocorreu impressão de dados.
Relatório Usuários com Acesso ao Cadastro de Fornecedores
Este relatório exibe a lista dos usuários com recurso para acessar o cadastro de fornecedores.
Novo botão EXPLORAR nos relatórios
Nesta versão, foi adicionado o botão em todos os relatórios do sistema.
A opção Explorar é uma ferramenta de análise de dados que produz resumos por diversos ângulos em um formato de tabela dinâmica.
O objetivo é possibilitar a exploração e experimentação dos dados por meio de "drag and drop" dos campos, dispondo em linhas e colunas de forma interativa, o que resulta em uma nova visão do cruzamento dos dados instantaneamente.
Estes resultados também podem ser visualizados em vários tipos de gráficos, o que permite a percepção, conclusões e inferências intuitivas dos dados.
Nos exemplos abaixo, você poderá ver algumas das possibilidades de apresentação e totalização dos dados que a ferramenta EXPLORAR possibilita.
Integração com Office 365
Esta funcionalidade permite ao usuário acessar o sistema através da autenticação do Microsoft Office 365. Para isso, deverá ter um certificado https na publicação do PubliWeb, no servidor de IIS. Exemplo: https://homogacao.publicloud.com.br
Para vincular a conta Office 365, acesse o PubliWeb > Perfil do Usuário > clique no botão
Após realizar a vinculação, o próximo acesso ao Publi poderá ser feito através no botão
O Relatório Fluxo de Caixa Entradas / Saídas mudou de lugar no menu relatórios
Agora, você localiza o relatório de Fluxo de Caixa Entradas/Saídas em Menu Relatórios > Financeiro > Fluxo > Fluxo de Caixa Entradas / Saídas
SQLite
O SQLite é um SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) embutido no Publiweb, assim não é necessário ter um servidor para rodar o Publiweb. Será utilizado para agilizar testes das bases dos clientes.